Como calcular o dos seus produtos?

Conquistar a independência financeira e se tornar dono do próprio negócio é um sonho comum a milhares de pessoas, porém, quem já deu início em sua busca por tornar seu sonho realidade sabe que esse é um sonho difícil, pois é um caminho cheio de dúvidas e incertezas, uma das principais é a respeito de como calcular o preço de seus produtos.

Independente de qual seja o ramo do seu negócio ou do porte dele, como calcular o preço dos seus produtos e/ou serviços é uma questão com a qual em algum momento você terá que lidar e encontrar a resposta para essa questão não é nada fácil.

Quando montamos o nosso próprio negócio, começamos a vender nossos produtos ou até mesmo quando começamos a prestar nossos serviços como profissionais autônomos, a questão sobre como calcular o preço que vamos cobrar é algo que nos assombra e costuma tirar o nosso sono.

Afinal, precisamos conquistar clientes para que possamos ter lucro, e o mercado hoje em dia está tão competitivo em todos os segmentos, o que torna esse início ainda mais complicado. Quando pensamos em conquistar clientes a primeira ideia que vem a nossa mente é a de oferecer um preço melhor do que o da concorrência, desse modo as pessoas vão se interessar e conhecer o seu bom trabalho e a qualidade de seus produtos.

Porém, antes de sair por aí pesquisando o preço que os seus concorrentes cobram é importante ter algumas coisas em mente, esse preço é bom para mim? Cobrando esse valor é possível manter meu negócio funcionando? Esse valor irá cobrir os meus gastos? Essas perguntas são a chave para você entender como calcular o preço.

Como calcular o preço?

Antes de montar uma tabela de preços é necessário que você saiba quais os seus custos para prestar aquele serviço ou confeccionar/vender determinado produto, sua mão de obra, os custos com matéria prima.

Pegue um papel e comece a anotar todos esses custos, tudo deve ser incluso, seu tempo, gasolina para ir até o local ou comprar materiais, energia elétrica, enfim, qualquer custo que você venha a ter.

Nessa lista de custos você deve incluir até mesmo embalagens, no caso de o produto ser vendido em algum tipo de embalagem, etiquetas, se você teve algum custo com divulgação ele também deve entrar nessa conta, assim como o seu lucro.

É comum que as pessoas, visando conquistar clientes, acabem não contabilizando a sua mão de obra ou então que cobre um valor bem abaixo, ou diminua os seus lucros. Não faça isso! A primeira regra que você deve sempre lembrar é: se valorize. Você deseja que as pessoas te valorizem e procurem os seus serviços ou produtos, e para que elas te valorizem é necessário que você primeiro faça isso.

Você melhor do que ninguém conhece o seu trabalho e a qualidade dele, então cobre por isso. Se você não souber qual o seu valor, como as outras pessoas vão saber?

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